Novo site institucional da Abstartups

Como utilizei os processos do UX para entender os tipos de usuários e entregar um novo site com mais funcionalidades e com mais visibilidade a associação e à seus programas de desenvolvimento do ecossistema de startups.

Henrique Porto
11 min readNov 30, 2022

Acesse o site: www.abstartups.com.br

O desafio

Entregar um novo site que atenda aos usuários, dê suporte aos associados e que entregue mais valor ao ecossistema

O cenário atual

Ao iniciarmos o projeto, eles tinham como ponto principal posicionar a Abstartups como autoridade no ecossistema de startups, onde o site seria um dos meios para atingir esse objetivo.

A Abstartups se encontrava com um site desorganizado e desatualizado, onde funcionava simplesmente para uma breve explicação sobre a associação, para pegar leads através das publicações de seus estudos e para empresas se associarem.

O site não tinha uma linha de conteúdo bem desenvolvida, além dos estudos, não entregava valor ao seu associado, onde ele apenas utilizava para se associar e depois não retornava mais ao site.

Objetivo do projeto

Inserir no site mais formas de trazer valor ao ecossistema de startups, informar seus usuários e atender aos diferentes perfis e auxiliar seus colaboradores em suas tarefas diárias.

Usuários

Inicialmente, achavam que apenas os associados e CEOs utilizariam o site, mas descobrimos 3 diferentes perfis de usuários, são eles: Associados, Interessados e Pesquisadores.

Mapeamos o plano de associação onde o perfil se encaixaria, os principais motivos que os trouxeram ao site, sua dificuldade utilizando o site, NPS, idades e seus perfis.

Levando em conta os dados dos mapeamentos feitos pela própria Abstartups onde a maioria dos sócios/fundadores e os players de seu ecossistema são composto por homens, héteros e brancos. Para ver os dados do mapeamento do ecossistema de 2022 basta acessar o link: https://abstartups.com.br/mapeamento-de-comunidades/

Perfil dos usuários

Interessado

Perfil Interessado

O perfil interessado é nosso perfil principal de trabalho, pois ele será o novo associado e passará a utilizar a plataforma para auxiliar sua startup com conteúdos e informações sobre o ecossistema.

É composto por pessoas de 26 a 34 anos, de sua maioria Sócio(a) ou Fundador(a) de Startup. Identificamos esse perfil como o que tem mais dificuldade dentro do site, pois ele está com sua startup nas etapas iniciais, seja na fase de IDEAÇÃO ou de VALIDAÇÃO, procura alguma forma de conteúdo para ajudá-lo nessa etapa, não conhece a associação e fica com dificuldade de entender como a associação pode ajudá-lo por conta do conteúdo mal desenvolvido, falta de meio de comunicação do usuário e a associação e a péssima usabilidade da plataforma.

IDEAÇÃO
Esse é o momento que antecede a criação de uma startup. Quando você identifica um problema e começa a pensar na criação da sua startup. É o momento de estudar qual a possível solução para o problema identificado e qual seria o seu mercado.

VALIDAÇÃO
É hora de testar a aceitação do seu negócio. Nesse momento você começa a operar para alguns clientes de teste e pode precisar de ferramentas para te auxiliar a reduzir os gastos.

Associado

Perfil Associado

O perfil associado não é indicado como principal por ele já ser um associado, com isso descobrimos que sua maior dificuldade é em se comunicar com a associação e a usabilidade de nossas plataformas.

Com isso, focamos em estratégias para provocar um upsell do associado além da solução da usabilidade, trazendo mais conteúdo e informações para o auxiliar, focamos também em projetos paralelos para sanar essas dores, como por exemplo: melhorar as ferramentas internas da associação e um melhor onboarding ao usuário após se associar, e um atendimento personalizado para cada cota de associação.

Pesquisador

Perfil Pesquisador

O pesquisador foi um novo tipo de perfil que descobrimos atráves da pesquisa externa. Era certo que havia alguns usuários que acessavam o site apenas para acessar algum material mas não sabiam que era uma quantidade grande de usuários.

Esse perfil não pode se associar por ser composto de pessoas, de diversos cargos, onde utilizavam o site para ter acesso à dados do ecossistema, aos estudos, materiais para utilizarem no seu dia-a-dia de trabalho e etc.

Primeira etapa de validação

Foram feitas duas pesquisas, uma internamente com o objetivo de entender como o site pode ajudar as áreas da empresa, os associados e os usuários e outra externamente através do atual site com foco em comprovar os insights da pesquisa interna e entender o que os usuários realmente procuram.

Pesquisa interna

A associação utiliza o Airtable como base de dados, dentro dele podemos criar formulários para usar como ferramenta de pesquisa. Com isso, utilizei do formulário como ferramenta para fazer uma pesquisa interna qualitativa para entender as áreas, suas necessidades, suas expectativas com o site e inserir os projetos paralelos de cada área dentro da plataforma como mostragem do trabalho que a associação faz e que não é mostrado.

Como primeiro passo na análise, separamos as respostas em três grupos:

Outras áreas
Respostas que se referem a itens de uma área em específico da Abstartups

Geral
Respostas que servem para o marketing como um todo

Site
Respostas voltadas para o site.

Com essa divisão conseguimos pegar apenas o que diz respeito ao site e trabalhar com eles, tendo os itens “Gerais” como ponto de atenção e a parte de “Outras áreas/Específico” a ser divulgado aos gestores de cada área para uso interno.

Divisão por áreas, suas categorias e os respondentes (2 slides de 11)

Agrupando as respostas relacionadas

Após a análise das respostas, pegamos as que não dão uma solução mas que apontam para um caminho e utilizamos o método How Might We (como poderíamos) para pensar em soluções junto aos colaboradores.

Agrupando as respostas que se combinam para formular uma frase que condiz com todas:

Como foi feito o agrupamento

Após a formuláção das frases em grupo, pegamos cada frase e pensamos em soluções para cada uma:

Algumas soluções obtidas durante a reunião com os colaboradores

Após essas metodologias, consegui descobrir dos colaboradores da Abstartups como ajudá-los com o site, insights para os gestores, ideias para o marketing, expectativas com cada área no impacto do site para o seu dia-a-dia e hipóteses para validar com o usuário real.

Pesquisa Externa

A Abstartups não tinha uma base de leads apenas do site onde poderíamos validar essas hipóteses, com isso, olhando para os números do site onde temos quase 5k de usuários dentro de 7 dias, optei pela seguinte estratégia:

1- Inseri no site atual um pop-up para a pessoa se deparar ao acessar o site;

2- Um banner na home;

3- E para a pessoa que não quis acessar a pesquisa principal, uma pesquisa secundária de NPS nas demais páginas além da HOME com uma probabilidade de aparecer de 50%, com campo para feedback e para deixar o contato.

Utilizando a ferramenta Survey Monkey, elaboramos questões para descobrir o perfil de quem está acessando para saber com quem estamos comunicando, os principais motivos que o trouxeram ao site, se já é associado ou não e etc.

Veja a seguir os resultados reais da pesquisa:

Após finalizar a pesquisa com duração de mais ou menos 1 mês, cruzamos a pesquisa interna com a externa e conseguimos confirmar hipóteses das dores dos associados, entender o que entregar ao usuário e como abordá-lo.

Solução

Caminho ideal

O caminho pensado para ajudar a associação, seria a inserção de um CRM mais profissinal no dia-a-dia da empresa, linguagem em Next.JS para melhorar o desempenho e facilitar a integração com plataformas futuras, e uma empresa de suporte técnico para o site que auxiliaria na solução de problemas técnicos e implementação de melhorias futuras.

Caminho percorrido

Com pouco budget para criar um site, sem a opção de um Dev interno para ir fazendo as futuras atualizações, optamos por desenvolver o site em elementor com seções automatizadas com a API do Airtable para tornar a inserção de conteúdo mais fácil, sem a necessidade de alguém voltado ao suporte dentro da Abstartups, onde o designer da associação poderia facilmente alterar a informação no elementor.

1º Passo

Mapeamos a estrutura ideal do site através de um card sorting online (foi utilizado a ferramenta da Optimal Work) para que os colaboradores envolvidos pudessem me mostrar como seria a divisão ideal de cada um, já dividindo por áreas onde cada área seria a responsável por nos passar e atualizar os conteúdos.

Após o resultado, em colaboração da equipe, utilizamos de um Pitch (apresentação rápida) para definir a estrutura da HOME e da página de PLANOS, visto que foram as mais acessadas.

Wireframe

Com a nova estrutura mapeada, era hora de partirmos para criação do protótipo de baixa fidelidade, onde utilizei do método:

Content frame
método onde utilizamos já do wireframe para demarcar, além da estrutura visual, a estrutura do conteúdo.

Clique aqui para acessar ao protótipo de baixa fidelidade no figma

Print da HOME feita no protótipo de baixa fidelidade
Forma de divisão das páginas por áreas

Primeiro teste de usabilidade

Visando a aprovação interna primeiramente, foi feito com os colaboradores envolvidos e não envolvidos, o teste de usabilidade para ver se atendia a expectativa em relação a usabilidade e para aprovar o conteúdo demarcado.

Guia de estilos

A marca institucional teve uma atualização e o site precisava ser atualizado também, aqui está o guia desenvolvido:

Cores

Tipografia

Iconografia

Botões

Input Fields

Seções

Alta fidelidade

Após a construção do guia de estilo básico, parti para a criação do layout final e durante a criação fui inserindo mais informações ao guia de estilo.

Ao todo foram 41 páginas criadas, com versão mobile e desktop de cada página, junto da navegação e definição do funcionamento de cada seção.

Clique aqui para navegar pelo layout completo

Segundo teste de usabilidade

Com o layout finalizado, só faltava testar com os usuários, e para tornar válido o teste de usabilidade, recrutamos 5 pessoas de cada perfil de usuário para uma entrevista de 40 min no máx.

Entrei em contato com cada uma através dos e-mails coletados durante a pesquisa externa, apresentei o motivo da entrevista e para aqueles que pareciam recusar, demos como prêmio um ingresso para o principal evento da empresa, o CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo).
Observação: Todos iriam ganhar ao final de cada entrevista, mas deixamos para anunciar apenas como segunda tentativa para que a pessoa não viesse motivada apenas pelo ingresso.

Definimos cerca de 5 tarefas para cada perfil, onde queríamos avaliar a estrutura montada, a facilidade e quão intuitivo estava a usabilidade, o layout montado e assim descobrir se o site estava pronto para ir ao ar ou não.

Resultados do segundo teste de usabilidade

Descobrimos que o perfil “PESQUISADOR” foi o mais crítico em relação as perguntas e tarefas feitas com uma média de 7,50 de pontuação dada ao site. A pontuação está boa, porém para melhor atingirmos esse público é necessário mais algumas sprints e pesquisas para entregar uma melhor usabilidade e qualidade nos conteúdos.

E com os “INTERESSADOS” obtivemos a melhor performance, visto que eles eram o público-alvo prioritário, obtendo assim a aprovação para a primeira versão do site ir ao ar.

Print de uma das entrevistas — Perfil do entrevistado “Pesquisador”
Resumo das tarefas e uma foto real de cada perfil
Resumo das avaliações — Satisfação Geral com Aspecto Visual
Resumo das avaliações — Satisfação Geral com Funcionamento
Média de Concordância sobre as perguntas feitas

Conclusão

Foi um projeto grande, de alto impacto ao ecossistema, onde atingiu as expectativas da associação, porém ao realizar as atividades percebi gaps em todas as etapas do UX, do discovery à entrega. Gaps que preencherei através da minha evolução profissional, seja a melhor forma de guardar as informações, seja minha organização pessoal ou até na escolha da palavra certa para formular uma questão.

O planejamento inicial para lançamento do site foi de 3 meses, mas que se estendeu por conta de imprevistos com equipe e outros projetos que foram priorizados.

Reconheço também a dificuldade do projeto, onde que para colocar ao ar o site, tivemos que praticamente reorganizar algumas áreas dentro da empresa para tornar o projeto viável, levando em conta também a organização do maior evento da empresa o CASE, onde demandou um esforço que não foi mapeado, atrasando mais ainda a entrega.

Um último problema foi o budget, por conta dele escolhemos um caminho para percorrer que não prevíamos um empecilho que estaria por vir:

A Contratação do serviço de DESENVOLVIMENTO

Esse foi um grande empecilho pelo motivo de:

  • As empresas desenvolvedores não querem criar o site em Elementor pela demora de criação, não pela complexidade;
  • A falta de uma entrega personalizada para a nossa situação com o Airtable onde conseguimos validar a sua utilização através de testes internos;
  • Empresas de desenvolvimento que entregam o site em Next.JS orçaram o site muito caro e/ou não entregam suporte com valor acessível. (Visto que a necessidade da empresa nos levava ao caminho do Elementor)

Apesar do planejamento não sair da forma esperada, deixou um imenso aprendizado, junto de grandes experiências, até por que quando erramos também evoluímos.

Acesse o site: www.abstartups.com.br

MUITO OBRIGADO!

Clique aqui para acessar meu linkedin

--

--

Henrique Porto
Henrique Porto

Written by Henrique Porto

0 Followers

Ux/UI Designer

No responses yet